Entre os 13 municípios que compõem a região Noroeste Fluminense a classificação
das cidades ficou assim: Em primeiro o município de Miracema com 7,2, em
segundo lugar São José de Ubá com 6,8, terceiro Cambuci com 6,4, seguido de Santo Antônio de Pádua com 6,2, Aperibé
5,9, Itaperuna 5,8, Italva 5,6, Itaocara 5,7, Bom Jesus do Itabapoana 5,4, Laje do Muriaé 5,3, Natividade 5,2, Porciúncula
5,2 e Varre-Sai 4,8.
Já na Clarificação estadual os municípios de Miracema, São José de Ubá e Cambuci também lideram seguidos dos municípios de Comendador Levy Gasparian em quarto com 6,3, Rio das Ostras em quinto com 6,2.
Em uma rede social o prefeito de São José de Ubá, Sr. Gean Marcos Comemorou a nota “Governo que trabalha sério os resultados começam aparecerJá tivemos resultado do ICMS verde somos o primeiro lugar no noroeste!!
Agora na Educação somos o segundo lugar no estado do Rio de Janeiro!
Parabéns a todos nossos funcionários e a todos envolvidos neste lindo resultado!!
O Menor município do estado do Rio de Janeiro sendo destaque é muito orgulho pra nós Ubaense!!!!! Aplausos para nossa secretaria de Educação e todos professores da nossa rede municipal!!” Finalizou Gean Marcos Pereira da Silva.
Veja como
ficou a Classificação e as notas das 13 cidades da região Noroeste Fluminense
em 2019:
1º) Miracema (6.9)
2º) São José de Ubá (6.4)
3º) Itaocara (6.3)
4º) Itaperuna (6.3)
5º) Bom Jesus do Itabapoana (6.1)
6º) Santo Antônio de Pádua (6.1)
7º) Cambuci (5.7)
8º) Italva (5.7)
9º) Natividade (5.6)
10º) Aperibé (5.5)
11º) Laje do Muriaé (5.3)
12º) Varre-Sai (5.3)
13º) Porciúncula (5.2).
O
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações
externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da
educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do
estudante.
Por meio
de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma
amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados
pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série
de informações contextuais.
O Saeb
permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a
qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um
indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a
elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com
base em evidências.
As
médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas
de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Realizado
desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos
ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de
transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas
matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
A fim de
atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas
matrizes está acontecendo de maneira gradual.
Por Messias Lucas.
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