17 de set. de 2022

São José de Ubá se mantem em 2º Lugar na educação

 


Entre os 13 municípios que compõem a região Noroeste Fluminense a classificação das cidades ficou assim: Em primeiro o município de Miracema com 7,2, em segundo lugar São José de Ubá com 6,8, terceiro Cambuci com 6,4, seguido de Santo Antônio de Pádua com 6,2, Aperibé 5,9, Itaperuna 5,8, Italva 5,6, Itaocara 5,7, Bom Jesus do Itabapoana 5,4, Laje do Muriaé 5,3, Natividade 5,2, Porciúncula 5,2 e Varre-Sai 4,8.

Já na Clarificação estadual os municípios de Miracema, São José de Ubá e Cambuci também lideram seguidos dos municípios de Comendador Levy Gasparian em quarto com 6,3, Rio das Ostras em quinto com 6,2.

Em uma rede social o prefeito de São José de Ubá, Sr. Gean Marcos Comemorou a nota “Governo que trabalha sério os resultados começam aparecerJá tivemos resultado do ICMS verde somos o primeiro lugar no noroeste!!                                               

Agora na Educação somos o segundo lugar no estado do Rio de Janeiro!                                              

Parabéns a todos nossos funcionários e a todos envolvidos neste lindo resultado!!                                    

O Menor município do estado do Rio de Janeiro sendo destaque é muito orgulho pra nós Ubaense!!!!!    Aplausos para nossa secretaria de Educação e todos professores da nossa rede municipal!!” Finalizou Gean Marcos Pereira da Silva.

Veja como ficou a Classificação e as notas das 13 cidades da região Noroeste Fluminense em 2019:

1º) Miracema (6.9)

2º) São José de Ubá (6.4)

3º) Itaocara (6.3)

4º) Itaperuna (6.3)

5º) Bom Jesus do Itabapoana (6.1)

6º) Santo Antônio de Pádua (6.1)

7º) Cambuci (5.7)

8º) Italva (5.7)

9º) Natividade (5.6)

10º) Aperibé (5.5)

11º) Laje do Muriaé (5.3)

12º) Varre-Sai (5.3)

13º) Porciúncula (5.2).

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A fim de atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual.

Por Messias Lucas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bucha de maconha é apreendida no centro de São José de Ubá

No começo da noite desta segunda-feira dia (31/03), Quando em patrulhamento pela Av David Vieira Ney região central de São José de Ubá/RJ. P...