terça-feira, 15 de janeiro de 2019

CAMPANHA "JANEIRO ROXO"



Na manhã desta quinta-feira (10.01.19) as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ubá, estiveram na UBS na Vila da Santa Maria para a realização de mais uma ação em cumprimento ao que determina o Ministério da Saúde, uma "Sala de Espera" (palestra) com o tema: "Hanseníase tem cura".

Hanseníase tem cura?
Sim, a hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos.

O paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

Próxima "Sala de Espera" programada para o dia 25/01/2019 às 9 horas na ESF Antonio Moraes Filho (ESF do Morro do Pinhão).

Prefeitura Municipal de São José de Ubá e Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando de mãos dadas com o povo !!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário