GOVERNO DO ESTADO INAUGURA TOMÓGRAFO MÓVEL

Equipamento ajuda a diminuir o tempo de espera pelo exame

O governador Wilson Witzel participou, nesta sexta-feira (8/2), da inauguração do Tomógrafo Móvel em Miracema, no Noroeste Fluminense. O equipamento móvel, com capacidade para realizar 70 exames por dia, permanecerá de sete a dez dias no município e depois seguirá para São Fidelis, onde fica até o fim do mês. Todos os exames serão agendados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER), da Secretaria de Estado de Saúde, e terão hora marcada.

Além de Miracema e São Fidelis, outras cidades das regiões Noroeste e Norte receberão a visita do Tomógrafo Móvel, onde mais de duas mil pessoas aguardam pela realização de exames. Juntas, as áreas contemplam 22 municípios.

– É muito importante proporcionar essa melhoria na qualidade de vida da população. A entrega do tomógrafo e de exames complementares vai reduzir uma fila, que hoje tem cerca de 2 mil pessoas, para que seja possível diagnosticar os problemas de saúde e, assim, dar um conforto maior para as famílias – disse o governador.

Redução da fila de espera

O Tomógrafo Móvel faz parte de um plano de ação do Estado para reduzir a fila de espera por exames. Além da utilização de caminhões com equipamentos móveis que irão percorrer o estado, o plano inclui cofinanciamento de exames em unidades prestadoras de serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliação da capacidade em unidades da rede própria. O objetivo é diminuir as filas de espera por exames de diagnóstico e por cirurgia de catarata em todos os 92 municípios fluminenses.

– Nosso objetivo é que a população não espere mais de 30 dias por algum desses procedimentos, garantindo um atendimento digno e de qualidade. Para isso, vamos atuar nessas três frentes e auxiliar os municípios a cumprir com esse papel – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Para a Prefeitura de Miracema, o início das atividades do tomógrafo móvel, é um momento para se comemorar.

- É uma honra muito grande hoje o noroeste está recebendo o governador do estado com menos de 40 dias do seu mandato. Hoje ele está aqui em Miracema, atendendo a uma demanda, nos prestigiando e ajudando a melhorar a saúde da nossa população - disse o prefeito Clóvis Tostes.

Tomógrafo em regiões estratégicas

A Secretaria de Saúde preparou um cronograma para levar caminhões equipados com tomografia computadorizada e mamografia para regiões estratégicas. A medida poupa grandes deslocamentos de pacientes para a realização dos exames.

O mamógrafo móvel, capaz de realizar cerca de 9 mil exames por ano, ainda terá cronograma definido por equipe técnica que realiza mapeamento neste momento.







Fonte Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas