Força tarefa da Marinha atua em Itaperuna

O Ministério da Defesa (MD), por intermédio das Forças Armadas, está atuando contra as enchentes em cidades do estado do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
As ações nesses três estados envolvem militares da Marinha e do Exército e começaram na quinta-feira passada (23), em parceria com outros órgãos do governo, devido aos estragos causados pelas fortes chuvas.
A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com 1° DN), foi acionada pelo Ministério da Defesa, por volta das 12h de ontem (27), para apoiar as ações de mitigação dos efeitos das fortes chuvas que têm assolado a região Norte-Fluminense, nas áreas próximas a Itaperuna-RJ.
A Força-Tarefa da MB conta com um helicóptero de grande porte, UH-15 COUGAR, e um Grupaimento Operativo de Fuzileiros Navais, composto por cerca de 210 militares. Às 14 horas, os Fuzileiros Navais iniciaram o deslocamento para a região afetada, localizada a aproximadamente 500 km de suas bases na capital do Estado.
 Atividades na região atingida
No estado do Rio de Janeiro (em Itaperuna, Laje do Muriaé, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Porciúncula), a Marinha forneceu apoio à saúde, empregou aeronave de busca e salvamento, além de transportar equipes de socorro e material.
Foi realizada a retirada de pessoas ilhadas, a distribuição de alimentos e a desobstrução e limpeza de vias.
Nos municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves, no Espírito Santo, as ações foram: desobstrução de vias e remoção de escombros; recuperação e limpeza de instalações (escolas, hospitais, postos de saúde e creches); distribuição de água potável; salvamento de isolados em áreas de difícil acesso, além do transporte de material e pessoal empregados em socorro às vítimas.
 Marinha e Exército ajudam nas operações
Atuam no Espírito Santo militares do 38° Batalhão de Infantaria do Exército, da Capitania dos Portos e da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.
Nas cidades de Contagem e Raposos, em Minas Gerais, os militares das Forças Armadas retiraram populares das áreas de risco e distribuíram mantimentos e medicamentos à população. As ações do Exército no local começaram no último sábado (25).
O trabalho vem sendo realizado por militares do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, organização militar localizada em Belo Horizonte (MG).
Os militares estão transportando equipamentos de Engenharia para limpeza e desobstrução de vias; pessoal de Apoio Logístico com veículos capazes de trafegar em qualquer terreno; embarcações para transporte de pessoal e material; integrantes das Operações Especiais da Marinha para ações de reconhecimento e resgate em áreas de difícil acesso.
Além disso, uma Unidade Avançada de Trauma para prestar atendimento de saúde a feridos também está sendo conduzida para o local.

Fonte: Jorge Luiz Online  e Ministério da Defesa e da Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval

Comentários

Postagens mais visitadas