Secretário de Saúde de São José de Ubá, divulga nota de esclarecimento sobre pacientes diagnosticados com COVID-19.



Todo paciente com Síndrome Gripal ou com suspeita de COVID-19, é atendido no Centro de Triagem de COVID-19, estrutura montada anexa ao SPAM - Serviço de Pronto Atendimento Médico em São José de Ubá.

Após avaliação do médico, se a conclusão da conduta médica for que o paciente necessita de internação, o mesmo será inserido no Sistema Estadual de Regulação - SER que irá providenciar a regulação e vaga em leito especializado para atendimento e tratamento de pacientes de COVID-19 em HOSPITAL de referência da rede. Enquanto isso, o paciente permanecerá no leito de repouso ou de Sala Vermelha em Ubá, até que seja regulado e a vaga liberada.

Vale lembrar que, a regulação dos pacientes são feitas pela Central Estadual de Regulação, priorizando solicitação de vagas no HSJA, e não havendo leito físico disponível, a procura continua em outros hospitais de referência.

O Hospital de Bom Jesus é referência para atendimento e tratamento de COVID-19, assim como o Hospital de Santo Antônio de Pádua e Campos até o momento, podendo ser habilitados novos leitos em outros hospitais e até mesmo nesses hospitais citados aumentando assim, o número de leitos credenciados.

Salientamos que os leitos montados no Centro de Triagem de COVID-19 na estrutura externa, anexa ao SPAM, totalmente custeados pelos cofres municipais através do recurso recebido via Resolução Estadual n° 2023, são para atendimentos e suporte aos pacientes de COVID-19, até que a vaga em hospitais de referência seja liberada.

Referidos leitos não são credenciados ao Sistema Único de Saúde, primeiro pq nenhum CNES de nenhuma unidade de saúde em São José de Ubá permite tal possibilidade; segundo que não iríamos colocar em risco, com a possibilidade de ter que receber pacientes de outros municípios regulados para serem atendidos em nossa estrutura, caso os leitos estivessem credenciados; e terceiro que os leitos são preventivos para suporte e ocupação exclusiva de pacientes moradores de São José de Ubá, QUANDO NÃO HOUVER VAGA FÍSICA DISPONÍVEL EM NENHUM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, permanecendo nesses leitos até que a vaga em hospital de referência seja liberada.

Não é permitido em lugar nenhum do mundo, que fiquem acompanhantes e/ou familiares de pacientes de COVID-19 dentro do ambiente hospitalar e/ou beira leito, mantendo proximidade e contato com o paciente.

Sabemos que é dolorosa e sacrificante para os envolvidos, a necessidade desse "distanciamento", porém, é para preservação da saúde de TODOS, e pronta recuperação do paciente !!

No caso específico da paciente de hoje, por se tratar de uma pessoa do grupo de risco, com mais de 70 anos de idade, apresentando outras comorbidades, teste rápido com resultado positivo para COVID-19, a mesma foi regulada para internação clínica em leito especializado para COVID-19 no Hospital de Bom Jesus do Itabapoana, e foi imediatamente transferida.

PANDEMIA é coisa séria, e pra nós da Secretaria Municipal de Saúde de São José de Ubá, bem como, pra toda equipe de profissionais de saúde, são prioridades a vida e a saúde dos pacientes que por nós são atendidos.

Comentários

Postagens mais visitadas