Trajano de Moraes é a única cidade do RJ sem casos confirmados de Covid-19


Prefeitura de Trajano de Moraes reforçou medidas de combate à Covid-19 e desinfecção de ruas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Trajano de Moraes



Trajano de Moraes, com a população estimada de 10.626 habitantes, é o único entre os 92 municípios do Rio de Janeiro que está, até esta terça-feira (12), sem casos confirmados de Covid-19. Na cidade, há duas suspeitas. Outros dois exames deram negativo.

Segundo a Secretaria de Saúde, 86 dos 92 municípios do estado têm casos confirmados. De acordo com um levantamento do G1, no entanto, apenas o município de Trajano de Morais não tem casos de Covid em todo o estado.

Trajano de Moraes tem 588,534 km² de território e faz limite com oito cidades, são elas: Macaé, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Conceição de Macabu.

Entre as cidades vizinhas, as que se destacam em casos de coronavírus são Macaé com 319 casos e 15 mortes e Nova Friburgo com 89 casos e 8 mortes, segundo dados das secretarias municipais de Saúde.

A secretaria de Saúde de Trajano segue com medidas de combate ao coronavírus e informou que já atingiu a meta de vacinação contra a gripe. Vale reforçar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

O município também intensificou as ações de desinfecção das ruas.

Equipes mantêm higienização das ruas em Trajano de Moraes, no RJ — Foto: Divulgação/Prefeitura de Trajano de Moraes

Além das medidas já citadas, a cidade também suspendeu por tempo indeterminado as aulas nas escolas e cancelou as atividades para idosos realizadas na cidade. O objetivo é proteger a saúde dos idosos, que são os mais sujeitos à contaminação da Covid-19. Os idosos foram orientados quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar os riscos de contaminação.

"Criamos uma força-tarefa, através do gabinete de crise, integrando as ações de prevenção, de assistência, e os protocolos para enfrentar essa situação. Então nós temos hoje, já planejadas e sendo executadas ações integradas de treinamento do pessoal, de reforço e aquisição de equipamentos para enfrentar uma eventual epidemia de coronavírus", disse o prefeito.

Fonte G1

Comentários

Postagens mais visitadas