Secretaria de Saúde de São José de Ubá/RJ - Barbara Vieira Fenta.
Foto: Reprodução Facebook
O Blog do Messias Lucas conversou com a secretaria municipal
de saúde do município de São José de Ubá, Bárbara Fenta, que nos contou
com exclusividade algumas das principais ações realizadas nesses 15 primeiros
dias à frente da pasta.
Antes de falar sobre as ações o BML fez um levantamento da
biografia da atual secretaria!
BIOGRAFIA: Bárbara Vieira Fenta, filha da professora aposentada Mailza
Fenta e do empresário Manoel Fenta, irmã do Camilo Vieira Fenta (falecido 2007)
e Carolina Vieira Fenta e mãe do Gabriel Vieira Fenta Nogueira de 16 anos.
Bárbara Fenta é formada em Bacharel em Enfermagem pela
universidade Unigranrio e Acadêmica do curso de Direito/ UNIG - 6 ° período.
Com Especialização em, Formação em Pedagogia Educacional na
Área da Saúde. Ensp/Fiocruz, Estratégia de saúde da família - Universidade de
medicina de Campos, Docência do Ensino Superior - Universidade Iguaçu / UNIG, Gestão
Pública em saúde / Fiocruz.
Trabalhou no Hospital Cementino Fraga Filho (UFRJ), na Estratégia
de saúde da Família – Natividade, na Coordenação da Estratégia Saúde da Família
- São José de Ubá, na Coordenação da Vigilância em saúde – Aperibé, na Atenção
básica - Tombos/ MG, Servidora pública Federal - Hospital Federal dos
Servidores do Estado (concurso 2007).
Sobre os primeiros 15 dias – Os primeiros quinze dias do
governo, acredito ser precoce uma avaliação precisa, mas já podemos perceber
que o trabalho árduo da equipe tem surtido efeito positivo. A Secretaria
municipal de saúde vem trabalhando arduamente para reorganizar toda a rede assistencial,
que hoje, encontra-se fragmentada, e desconexa.
As pessoas não sabem onde os médicos estão atendendo, porque
cada dia estão em locais diferentes.
A nossa gestão vai primar pela acessibilidade e qualidade na
assistência, sem distinção!
Conseguimos diminuir em mais de 60% dos gastos na saúde,
principalmente no centro de Triagem do COVID.
Sem diminuir a qualidade da assistência, pelo contrário
melhoramos as condições de trabalho dos profissionais e principalmente da
população.
A Vigilância Sanitária, esteve junto com a nossa equipe
realizando uma inspeção no centro de Triagem e todas as exigências solicitadas
foram cumpridas.
O Pronto Atendimento, está sendo o nosso principal desafio.
A subsecretaria, Luiza Ney não tem medido esforços para resgatar a dignidade
das pessoas e dos nossos profissionais.
Disponibilizamos mais profissionais no SPAM para ajudar nas
transferências.
Isso era uma queixa constante dos profissionais.
Conseguimos minimizar a sobrecarga de trabalho, aumentando a
qualidade assistencial.
Já instalamos um novo consultório odontológico na comunidade
da Ponte Preta.
E iniciamos o Atendimento descentralizado das próteses.
Estamos em constantes reuniões com os profissionais técnicos
traçando metas e fluxos para melhor atender a nossa população.
Ainda temos muitos desafios, mas com cautela, e
responsabilidade nós iremos resgatar a nossa saúde.
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