Aposentadoria rural tem idade mínima de 60 anos para homens e mulheres


Governo quer ainda mudar de 65 anos para 70 anos a idade para que idosos de baixa renda recebam o benefício assistencial de um salário mínimo

O governo também propôs mudanças nas aposentadorias de quem trabalha no campo.

Trabalhadores rurais, mulheres e homens, passam a ter a mesma idade para aposentadoria: 60 anos. Hoje, as mulheres no campo podem pedir aos 55 e homens, aos 60. O tempo de contribuição mínima passa de 15 para 20 anos.

O governo também quer mudar a idade para que idosos de baixa renda recebam o BPC, o benefício assistencial de um salário mínimo, dos 65 anos para os 70 anos. Para compensar, quer permitir que, já a partir dos 60 anos, os idosos nessa situação, com renda inferior a um quarto de salário mínimo, possam receber um benefício de R$ 400.

Nada muda para os portadores de deficiência, que recebem o benefício de um salário sem limite de idade.

Mudanças também no pagamento de pensões por morte, que poderão ser inferiores ao valor do salário mínimo. Pela proposta, as novas pensões para viúvos ou viúvas passam a ser 60% do benefício e mais 10% por dependente como filhos. Pensões já concedidas terão os valores mantidos.

Será permitido acumular pensões com aposentadorias. O beneficiário vai receber integralmente o que tiver o valor mais alto e terá descontos sobre outros benefícios.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas